O que você acabou de ler é um exemplo de persona. Quer saber mais sobre o que são personas e a importância delas para os negócios? Então fique com a gente e descubra também como criar uma para o seu negócio.
O que é persona?
Podemos definir o que é persona da seguinte forma: é uma representação do seu cliente ideal. Trata-se de uma personificação do público ao qual a sua empresa se direciona.
Com uma série de peculiaridades, as personas apresentam as principais características e comportamentos dos seus compradores, aqueles que enxergam em seus produtos e serviços a solução ideal para um problema ou necessidade que eles têm.
A base para a sua construção são pesquisas que revelam dados reais sobre demografia, motivações, objetivos, necessidades, desafios, preocupações e outros. Quanto mais específico e detalhado for o perfil da persona, mais assertivo você será nas suas estratégias.
O objetivo da criação de uma persona é possibilitar ao gestor uma melhor compreensão sobre quem é o seu público.
Veja também em nosso blog:
Diferenças entre personas e público-alvo
É bastante comum confundir o que é persona com público-alvo. Apesar de serem muitas vezes tratados como a mesma coisa, há diferenças entre esses dois termos, como indicado a seguir:
Público-alvo: Mulheres de 30 a 40 anos, solteiras, graduadas em arquitetura e engenharia civil, com renda média mensal de R$ 4.000, que procuram se aperfeiçoar profissionalmente em cursos no exterior.
Persona: Cláudia tem 35 anos, é solteira e graduada em engenharia civil há 6 anos. Ela quer fazer uma segunda pós-graduação para se atualizar e aprimorar seus conhecimentos. Cláudia pensa em fazer esse curso em Portugal pela facilidade do idioma, mas ainda não encontrou uma agência de turismo educacional que possa ajudá-la com isso.
Como você pôde perceber, o público-alvo é mais abrangente e engloba um grupo de pessoas com características gerais em comum, enquanto a persona é mais específica e humanizada. É muito comum utilizarmos nomes e fotos para humanizar nossas personas.
Veja mais: Como criar uma persona a partir da pesquisa de público-alvo
Por que as personas são importantes?
Ok. Você já sabe o que são personas. Mas por que elas são importantes?
O primeiro motivo que justifica a importância das personas é que elas ajudam a empresa a conhecer o seu público com mais profundidade. Isso é fundamental para que se possa oferecer as melhores soluções e adotar estratégias de marketing mais eficientes.
Com a criação de uma persona, passa-se a ter uma visão mais clara e objetiva sobre os usuários e, assim, focar e alinhar os esforços. No caso de Marketing de Conteúdo, a persona será uma peça-chave para desenvolver conteúdo relevante e que faça sentido para o seu público.
Confira agora alguns benefícios que comprovam a importância das personas para o seu negócio:
1- Determina o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
2- Ajuda a definir o tom e a linguagem do seu conteúdo;
3- Ajuda a desenhar suas estratégias de marketing;
4- Oferece um direcionamento mais preciso para as equipes;
5- Fornece insights valiosos sobre em quais redes sociais anunciar, qual abordagem utilizar, quais meios de comunicação investir, qual o melhor timing para oferecer um produto, linguagem e periodicidade do e-mail marketing.
Como criar uma persona?
Após descobrir o que são personas e por que elas são importantes, chegou o momento de saber como criá-las.
As personas não são criadas por simples achismos ou intuição. É preciso que se faça um trabalho de pesquisa aprofundado, com base em dados sólidos.
Uma possibilidade é utilizar a plataforma de pesquisas automatizadas da MindMiners. Com ela, você pode criar formulários e questionários, de forma ágil e confiável, a partir de modelos prontos de perguntas, e disponibilizá-los para que o seu target responda em questão de dias.
Ou é possível também contar com o apoio de uma equipe de especialistas que auxiliam desde a criação do questionário, até a análise e definição das personas.
Se a sua empresa já possui um banco de dados dos seus clientes, essa também pode ser uma importante fonte de informações.
Você pode criar mais de uma persona, dependendo do quão diversificado for o seu público. Mas cuidado para não exagerar, a criação de muitas personas pode fazer com que você perca o foco das suas estratégias.